Grupo de Estudo: Constituição, Instituições e Sociedade

O objetivo do grupo de estudos Constituição, instituições e sociedade é o de construir uma discussão em torno dos papeis, destes três elementos abarcados no título, dentro do Estado de Direito e como suas relações afetam uns aos outros a partir de suas interseções.

Para compreender melhor essa relação usaremos o aporte teórico da filosofia análitica que dentro da tradição da filosofia do direito vem se mostrando insuficiente para explicar os novos problemas das democracias atuais, haja vista as diferenças ontológicas fundadas nas diferentes epistemologias acarretando, assim, em diferentes interpretações a cerca do mesmo documento – A Constituição.

Paralelamente a isto, buscaremos no ferramental das ciências sociais os mecanismos para entender como as relações entre a constituição, as instituições e a sociedade demandam da carta magna uma capacidade estruturante que seja capaz de se adaptar as faticidades históricas sem que a mesma se torne obsoleta, contraditória ou anti-democratica.

O grupo constituí um esforço intelectual e um comprometimento com a interdiciplinariedade e a transobjetividade, no sentido de entender como os arranjos constituticionais irão impactar as democracias e vice-versa.

 

Assim, convidamos você a participar do Grupo de Estudo: Constituição, Instituições e Sociedade. Os encontros serão quinzenais, a partir do dia 10 de abril de 2019!

 

Se você está interessado, venha fazer parte conosco!

Entre em contato pelo email: cpc.ufes [at] gmail.com.

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910