Membros

COORDENADOR

Marcelo M. Vieira

Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do  Rio  de  Janeiro (IUPERJ) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante o doutorado, foi pesquisador visitante na University of California, San Diego (UCSD),  Universidad  de la Republica (UDELAR) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também atuou como professor e pesquisador de pós-doutorado. Atualmente é Professor Adjunto de Ciência  Política do  Departamento de Ciências Sociais da UFES, onde coordena o Centro de Política Comparada (CPC).


PROFESSORES PESQUISADORES

Kátia Fukushima

Doutora e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos​ (UFSCar). Realizou pesquisa acadêmica na Escuela de Sociología da Univresidad Central de Venezuela, tutelada pelo Prof. Miguel Angel Contreras. É membro do Núcleo de Estudos dos Partidos Latino-Americanos - NEPPLA, da ​UFSCar, e atua nos seguintes temas: 1) Instituições Políticas, 2) Governo Chávez; 3) Democracias; 4) Governos de Esquerda e América Latina. Diretora de Pesquisa e pesquisadora permanente do Centro de Política Comparada (CPC/UFES).
 

Melina Mörschbächer 

Doutora em Ciência Política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2011), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014) e tem interesse pelas seguintes áreas de pesquisa: Epistemologia, História e Metodologia da Ciência Política; Metodologia Científica; e Pluralismo e Diversidade na Educação. Atuou como professora voluntária na Organização Não-Governamental para a Educação Popular (ONGEP), foi professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) e atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano.

 

Mauro Petersem Domingues

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente é Professor de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Diretor de Ensino e Pesquisador permanente do Centro de Política Comparada (CPC), onde também coordena o grupo de estudos sobre América Latina.
 

Rodrigo Nippes

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Fez estágio de Doutorado Sanduíche na Université Catholique de Louvain, na Bélgica, onde foi acolhido pelo Groupe de Recherches Interdisciplinaires sur l’Amérique Latine sob orientação dos Professores Philippe Pochet e Isabel Yepez del Castillo. Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, atualmente, é Professor da Faculdade Castelo Branco. Pesquisador permanente do Centro de Política Comparada (CPC/UFES).

Vicente Colodeti

Graduado em Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Possui experiência na área de Política Social, produção e execução de políticas públicas de trabalho e renda, microcrédito, informalidade e pobreza. Atualmente, compõe o quadro de professores do Centro Universitário - Católica de Vitória e atua como Diretor de Extensão e  pesquisador do Centro de Política Comparada (CPC) do Departamento de Ciências Sociais da UFES.

 


PESQUISADORES

Andréa Braga

Bacharel em Marketing pela Faculdade de Tecnologia FAESA(2009). Atualmente é graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e pesquisadora permanente do Centro  de Política Comparada (CPC).

João Victor da Penha Santos

Neto de Benzedeiro, educado nos saberes tradicionais diaspóricos Africano, Roda de Congo, Roda de Samba e Roda de Capoeira. Também é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e atualmente é Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFES) com grande afinidade nas Ciências Políticas, se dedica na pesquisa de Sucesso Eleitoral, Trajetória e Mandato de Parlamentares Negros e Brancos no Congresso Nacional, sendo membro do Centro de Políticas Comparadas (CPC) coordenado pelo Professor Dr Marcelo Vieira. Possui experiência na articulação, pesquisa e mobilização dos movimentos negros da diáspora africana. Foi Vice-Presidente do Conselho Estadual da Juventude mandato 2015/16, e homenageado com a Comenda "Zacimba Gaba" pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo, em 2019.

Lorena Pinheiro Martins

Mestranda desde 2020 no programa de Ciências Sociais - UFES. Membro do Centro de Política Comparada (CPC- UFES) desde 2019, com projeto de Iniciação Científica sobre as Capacidades Estatais nos municípios do Espírito Santo e pesquisa de mestrado sobre as Capacidades Estatais e seus efeitos sobre políticas públicas de Agricultura Familiar.

Gabriel Vasconcellos

Atual bolsista voluntário do Programa de Iniciação Científica (PIIC). Paricipou de extensão universitária em Sociologia/Ciência Política no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa).(2015-2016). Graduações em andamento em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/2011) e Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV/2011). Ensino Médio no COC de Vila Velha/ES (2007/2010).

Maria Vitória Rodrigues Silva

Graduanda em Ciências Sociais desde 2016, com previsão de conclusão para dezembro de 2020 pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Membro do Centro de Política Comparada (CPC- UFES) desde 2017, com projeto de Iniciação Científica concluído sobre a adoção do sistema semipresidencialista nos países recém democratizados (pós 1974), gerando artigo apresentando no XIII Congreso Chileno de Ciencia Política, na cidade de Santiago. Neste momento, atua como Consultora Política de forma independente, realizando pesquisas e análises políticas. Fez parte da empresa Oppen Social nas funções de Assistente de Pesquisa, e anteriormente Estagiária de Pesquisa.

Nelson Aloysio R. A. Passos

Mestrando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2019-) e pós-graduado em Ciência de Dados com Big Data pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (2020). Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Mobilizações Sociais (Organon). Durante o bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo (2018), foi vinculado ao Laboratório de estudos em Imagem e Cibercultura (Labic/Ufes). Atualmente integra a diretoria de comunicação do Centro de Política Comparada. Sua pesquisa se debruça sobre os ciclos de protestos no Brasil entre 2013 e 2018 e as suas relações com as novas tecnologias de informação e comunicação (ICTs).

Raysa Dantas Loureiro

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda (2009), e em Ciências Sociais (2017) pela UFES. Desenvolve pesquisas nas áreas de Instituições Políticas, em particular sobre semipresidencialismo. Diretora de Comunicação e pesquisadora permanente do Centro de Política Comparada (CPC/UFES).

Wanderlea Almenara E. M. Oliveira

Wanderlea Almenara Merlo Emmerick Oliveira,  formada em Direito pelo Centro Superior de Ciências Sociais de Vila Velha (atual Universidade Vila Velha) com especialização em Direito Civil e Processo Civil e também em Direito Público com ênfase em Direito Penal Substantivo e Processual. Atualmente é mestranda em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo, realizando uma pesquisa intitulada "Instabilidade e queda presidencial em perspectiva comparada: um estudo de caso mais-similar sobre os governos Kirchner (2007-2015) e Rousseff (2011-2016).

 

 
 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910